Busca
Newsletter
 
 
 Notícias e Artigos
 Projetos
 Galerias
 Reservas no Brasil
 
   
   
   
PRODUTOS
PARTICIPE
APOIADORES
VISITE TAMBÉM

Artigos e Notícias

23.08.2008
SAUDE
Brasil, o país dos agrotóxicos

A gente tá acostumado a escutar que o Brasil é o país do futebol, o país do carnaval, o país da cachaça... Mas parece que o Brasil tá querendo acumular um outro título - menos turístico, eu diria.

O Estado de SP publicou uma matéria essa semana sobre o aumento do número de casos de intoxicação por agrotóxicos. Segundo um estudo da Fiocruz, 2006 registrou 9.585 casos, contra os 8.167 casos de 2005 - um aumento de 17%. O grande problema é que para cada caso registrado, existem outros 50 que não chegam aos órgãos oficiais [e isso é uma constatação da Organização Mundial de Saúde - OMS]. Ou seja, esses 9.000 e poucos são só a ponta do iceberg... Não sou boa de matemática, mas nem precisa: se você multiplicar 9.000 por 50, vai chegar num número assustador o bastante pra nem querer fazer a conta direito.

O Brasil é hoje o segundo maior consumidor de agrotóxicos do mundo - e pelos números que a Kleffmann (uma empresa de pesquisa de mercado agropecuário) levantou -, está se empenhando para ocupar o primeiro lugar... Só no ano passado, os gastos com agrotóxicos para as lavouras de soja e algodão cresceram 30%. Em 2007, os agricultores gastaram U$2,4 bilhões com agrotóxicos para a soja, contra U$1,8 bilhão no ano anterior. No caso do algodão, os gastos passaram de U$440 milhões em 2006 para U$570 milhões em 2007.

Fonte: Outra Agricultura

imprimir | voltar

   
 
2008 AIBRACON - Associação Italo-brasileira para a Conservação da Natureza. Alguns direitos reservados.
Desenvolvido por INFOCO